Como funciona um escritório virtual?

Escritório Virtual

Você, muito possivelmente, já ouviu falar sobre escritórios virtuais. Um modelo de negócio prático, que facilita a vida de um bom percentual de empresários e vem ganhando notoriedade nos últimos anos. Um escritório virtual tem sido a porta que muitos empreendedores estavam esperando para, enfim, investir em seus projetos pessoais. Afinal, ter uma estrutura física para manter uma empresa organizada, além de arcar com custos mensais, entre pagamento de funcionários, aluguel, luz e demais gastos, requer um preparo financeiro que boa parte dos empresários iniciantes não possuem.

Dessa forma, os escritórios virtuais encontraram o nicho ideal para atender uma alta demanda de empreendedores. São estruturas de salas equipadas, nas quais o cliente pode optar por planos mensais ou até mesmo aluguel de salas avulsas, utilizando somente quando precisarem. A economia é significativa, o ganho financeiro e com o cliente também, já que a imagem de negócio bem estruturado ficará notória em seu primeiro contato com a empresa. Já começou a perceber o quanto um escritório virtual é um bom negócio?

Nesse ponto, você já deve estar bem curioso para saber maiores detalhes sobre o funcionamento de um escritório virtual e de que forma ele pode ser vantajoso para o seu modelo de negócio. Acertamos? Então preste bem atenção nos próximos tópicos, eles serão bem esclarecedores!

  

Entendendo um escritório virtual

Muitas pessoas pensam que, por parecer bom demais, os escritórios virtuais podem ser uma “cilada” para o empreendedor. Porém, tudo isso se resume ao desconhecimento sobre as verdadeiras funções e funcionamento dos escritórios. Na realidade, um escritório virtual nada mais é do que um ambiente de trabalhado compartilhado. Não, não estamos falando de coworking, há uma diferença explícita entre escritório virtual e coworking!

Os escritórios oferecem não só um endereço fiscal para as empresas receberem suas correspondências, eles são um ambiente que faz com que cada empresa seja recebida de forma única. Por exemplo, ao ligar para o seu negócio, o seu cliente não saberá que se trata de um escritório virtual, pois será recepcionado com o nome da sua empresa. Além disso, as empresas só compartilham o mesmo endereço, a linha telefônica e as salas são individuais. Ou seja, a privacidade e estrutura que todo profissional precisa para desenvolver com tranquilidade o seu trabalho.

Outro ponto é que você vai pagar conforme a sua necessidade. Os escritórios virtuais possuem diferentes planos, que variam de valor conforme os serviços e quantidade de horas. Dessa forma, você pode organizar a sua agenda de reuniões e demais momentos de trabalho conforme a quantidade de horas do seu plano. Ou seja, você passará a não mais “fugir” das reuniões presenciais com o seu cliente porque não possui um ambiente apropriado para recebê-lo. Além de aumentar a sua produtividade e foco por fugir dos barulhos de casa e demais ambientes, como shoppings e cafés.

O escritório virtual é mesmo para a minha empresa?

As vantagens são muitas, a facilidade também, mas você ainda está na dúvida se um escritório virtual, de fato, corresponde a todas às necessidades da sua empresa? Você pode estar pensando agora mesmo: “mas sou um profissional da área de saúde, será que utilizar um ambiente de escritório realmente atende ao meu público?”. Bom, tudo irá depender dos segmentos que cada escritório virtual permite que seja trabalhado em sua estrutura. Pesquise e escolha o que melhor se encaixa ao seu segmento.

Outro ponto é avaliar a situação financeira da sua empresa. Contar com um ambiente de trabalho compartilhado pode ser uma excelente solução para a economia do negócio. Pode ser parte de uma estratégia para angariar maiores fundos e, futuramente, ter a sua própria sala em um outro endereço. Para quem está começando, saber que pode investir um valor fixo e baixo para usufruir de uma estrutura de alto padrão, facilita e fortalece ainda mais o trabalho desenvolvido.

Você também precisa pensar no quanto de tempo é necessário para desenvolver o seu trabalho. De repente, você é um médico e precisa estar todos os dias em seu escritório, o dia inteiro. Sendo assim, talvez a melhor opção não seja um escritório virtual, mas sim uma sala por tempo integral. Por outro lado, caso você trabalhe por agenda, e possa organizar os dias e horários certos de atendimento, a opção de fazer parte de um ambiente compartilhado, pode super funcionar.

Perceba que tudo irá depender da necessidade da sua empresa e do momento que ela está vivendo. É sempre bom analisar com cautela os prós e contra antes de tomar qualquer decisão. Mas esteja aberto para as novas possibilidades que o mercado tem apresentado! E se um ambiente assim era o que você estava precisando para colocar suas ideias empreendedoras em prática, entre em contato agora mesmo!