Segundo os dados do Ministério da Economia, em 2020 o Brasil registrou um recorde histórico, com a abertura de 3.359.750 empresas. Atualmente, o MEI indica 57% dos negócios ativos do Brasil e 79% das empresas abertas no ano de 2020, o que reforça a importância dos Microempreendedores para o País.

Mesmo com o alto percentual deste tipo de empresa, há muitas dúvidas sobre as regras e como fazer o registro. Dentre as principais dúvidas apresentadas estão, “onde posso abrir o MEI, posso abrir no meu endereço residencial?

Dessa forma, vamos lhe ajudar a ter todas as informações que você precisa sobre o endereço MEI.

QUAL ENDEREÇO POSSO COLOCAR AO CONSTITUIR O MEI?

Apesar de se tratar de uma modalidade empresarial, o MEI é bastante utilizado por profissionais liberais que prestam serviços para outras empresas. Desse modo, é natural que estes profissionais trabalhem de casa, podendo ter vínculo com mais de um cliente.

Nesse caso, o Microempreendedor individual poderá abrir a sua MEI no seu endereço residencial, mas o que isso acarreta?

Muitas pessoas acham que é uma vantagem ter o endereço de sua empresa no mesmo endereço da sua residência, mas mal sabem o erro que podem estar cometendo.

Pontuamos algumas situações: 

  • Horário de atendimento: No ambiente residencial estará sujeito a surpresas e visitas após o horário de funcionamento, podendo confrontar com sua agenda pessoal.
  • Correspondências e Volumes: Muitos empreendedores estão em trabalho de campo, não havendo portadores para o recebimento de documentos e correspondências em suas residências.
  • Infraestrutura: Quando o assunto é reunião com clientes, investidores ou fornecedores, é necessário demonstrar todo o profissionalismo e o local escolhido para a realização desses encontros é um fator importante e determinante

Pensando em como solucionar isso, os escritórios virtuais criaram um produto chamado ENDEREÇO FISCAL E COMERCIAL, que consiste em oferecer privacidade aos dados residenciais, também contemplam outras funcionalidades administrativas, conforme veremos nos itens a seguir:

ESCRITÓRIO VIRTUAL E ENDEREÇO FISCAL

Quem está começando no mundo do empreendedorismo geralmente não tem uma infraestrutura de trabalho adequada e tampouco quer expor o endereço residencial em dados públicos. Dessa forma, o EV® Escritório Virtual é uma ótima alternativa para resolver tais problemas.

Com disponibilidade de endereço Fiscal e comercial nos principais centros financeiros de Salvador e Lauro de Freitas, recebimento e gerenciamento de correspondências, digitalizando em tempo real e descartando, sem qualquer custo adicional. Além do mais, dispõe também de salas de reuniões totalmente equipadas com notebook, Smart TV, internet link dedicado de Ultra velocidade, quadro branco, headset, água e cafezinho.

Disponibilizamos também outros planos como de Coworking, que contam com estação de trabalho em ambiente compartilhado, para o empreendedor que deseja uma estação profissional personalizada, a fim de dar maior credibilidade e suporte para os negócios.

O MEI é uma ótima opção para a pessoa que desejam formalizar os negócios da empresa exercendo as atividades por conta própria, se tornando assim, um pequeno empreendedor. Diante disso e das dicas acima, é possível perceber que além dos direitos como pessoa jurídica, o empreendedor poderá usufruir dos benefícios nos seus negócios.

Para tal fim, é de extrema importância que este profissional conte com planejamento, organização e principalmente esteja atualizado nas exigências da modalidade do registro do negócio. Além das questões burocráticas, é necessário se atentar na escolha de endereço para que seja benéfico e promova credibilidade aos clientes.