ESCRITÓRIO VIRTUAL REDUZ DESPESAS

Diversos

Publicado no Jornal A Tarde no dia 09/11/2008

Para regularizar e profissionalizar o trabalho ofereci­do, eles podem recorrer a um escri­tório virtual.

O escritório virtual fornece um endereço comercial para que o profissional nossa registrar a sua empresa. Este passa a ser o ende­reço da empresa e o escritório pode receber as correspondências ou até mesmo os telefonemas do pro­fissional e administrar estes servi­ços mais burocráticos. No entanto, o trabalho pode ser feito em qual­quer local, como na residência do prestador de serviço ou em uma empresa para a qual esteja trabalhando.

“O profissional fica 100% voltado para o negócio dele e não se preocupa com a administração de coisas como o pagamento de con­tas ou adquirir material de expe­diente”, frisa Rosana Marques, sócia do EV (Escritório Virtual).

Um escritório virtual disponibi­liza ainda salas de reunião, caso o profissional necessite se reunir com seus clientes, e também secre­tária e office-boy. A principal van­tagem é que os custos de contratação de um serviço desse tipo são menores do que os gastos neces­sários para a manutenção de um escritório físico.

Profissionalização – Para Janine Guedes, gerente de marke­ting do escritório virtual AlI Serv, o uso do serviço vai “profissionali­zar” a pessoa que trabalha através do home-office, já que haverá atendimento telefônico personali­zado (” empresa x, bom-dia”) e até mesmo espaços de encontro com clientes. “Nós oferecemos qual­quer apoio operacional para o fun­cionamento do serviço”, explica Janine.

Rosana ressalta que é preciso cuidado no momento de escolher o escritório virtual “Existem aventureiros que abrem um serviço desses e não estão nem regularizados. Como eles vão cuidar do negócio dos outros assim?”, questiona.

Por isso, ela recomenda verificar os documentos da empresa, como CNPJ e alvará, a localização, dando atenção a aspectos como seguran­ça, iluminação e estacionamento, além de visitar diversos escritórios virtuais antes de optar por um.

Os preços variam de acordo com a necessidade do cliente. Além da mensalidade básica pelo endereço comercial, há adicionais caso ele escolha uma gama maior de serviços. (A.P.)

ões de Ensino de Nível Superior.