Empreender sempre foi o sonho de muita gente, mas durante a pandemia esse sonho se tornou necessidade. Nunca houve tanta abertura de novas empresas no Brasil, quanto nesse período de pandemia. Iniciar um negócio, não é fácil. Claro que com um bom planejamento, as vantagens ultrapassam as dificuldades. Uma das perguntas campeãs no Google é: como posso gastar menos na abertura de um novo negócio? Saber fazer a escolha certa do local de trabalho é uma das melhores formas de economizar no início de sua jornada como empreendedor.

Empreendedorismo em alta

Com o empreendedorismo em alta, nunca se falou tanto em abrir um negócio. Mesmo pessoas que nunca pensaram nisso antes, começaram a cogitar a possibilidade depois da crise instalada da pandemia do Covid-19 no Brasil. A criação de novos negócios foi a única possibilidade de sobrevivência para muita gente que perdeu seus empregos e trabalhos

Em um estudo recente divulgado pelo Mapa de Empresas, do Ministério da Economia, chegamos à conclusão de que o Brasil obteve, no ano de 2020, o melhor desempenho dos últimos 10 anos em abertura de empresas.

Foram abertas no total, mais de 3 milhões de novas empresas, somando um total recorde de 19,9 milhões de negócios em funcionamento no país. Outras questões também contribuíram para esse resultado, como a desburocratização do processo de abertura e diminuição do tempo de viabilidade.

Deste total, pouco mais de 2 milhões de empresas são de MEIs (Microempreendedores Individuais). Isso significa a maior formalização de profissionais autônomos que já vimos em tão pouco tempo.

Seja por necessidade ou vontade própria, empreender pode significar não só uma possibilidade de aumento de renda ou sair da informalidade, mas a realização do sonho da independência financeira.

Não depender mais de emprego formal com carteira assinada em um país tão instável economicamente é com certeza um dos maiores atrativos. Uma outra vantagem de empreender é poder organizar a agenda de uma forma que dê mais flexibilidade no dia a dia.

Se de um lado temos essas vantagens tão desejadas, no outro extremo temos algumas dificuldades como conseguir ter lucros com a carga tributária alta do país, adquirir novos clientes, entender de marketing digital e suas ferramentas para divulgar o negócio.

Uma outra questão que nunca é pensada logo de cara mas pode ser uma dor de cabeça para quem está começando um negócio é o local de trabalho. Alugo uma sala própria, trabalho em Home Office, ou vou para um escritório virtual? O que é mais vantagem para mim  a curto prazo? E a médio e longo prazo?

Alugar uma sala própria, trabalhar em casa ou partir para um escritório virtual?

Ao abrir um negócio, a depender da sua natureza, não será possível escolher entre essas possibilidades. Se você vai abrir uma padaria tradicional, por exemplo, vai ter que alugar ou comprar o ponto, não há o que ser feito.

Mas se você é um profissional autônomo (professor, consultor de vendas, designer) ou profissional liberal (advogado, arquiteto, engenheiro) você não precisa comprar uma sala, pelo menos não, logo de cara, certo?

Além de montar um plano de negócios, fazer uma pesquisa de mercado, analisar a concorrência e definir produtos e serviços, você tem que definir que modalidade de espaço você precisa para trabalhar.

Escolha do local

Por onde começar?

O ideal é começar se questionando e colocando tudo no papel.

Pense sobre a natureza da sua empresa.

  1. Qual o seu serviço?
  2. Você vai comercializar produtos, atender pessoas ou oferecer trabalhos intelectuais?
  3. Que tipo de público deseja atrair?
  4. Qual a sua disponibilidade financeira?
  5. É mesmo necessário ter um escritório próprio no início?

Home Office! Claro! Será mesmo?

Se a sua empresa tem como foco a prestação de serviços, agora no início, talvez, o ideal seja trabalhar em casa ou em escritório virtual compartilhado.

A montagem de um escritório em casa oferece vantagens e desvantagens, que devem ser analisadas criteriosamente observando os pontos de vista familiar, profissional e empresarial.

Entre as vantagens temos:

  1. Estar próximo à família
  2. A redução de estresse em relação ao trânsito
  3. Alimentação mais saudável
  4. Privacidade
  5. Redução de custos.

Como vimos, são questões bem convidativas para trabalhar com essa modalidade. O problema é que ela não funciona para todo mundo.

Se falarmos em desvantagens do Home Office, temos:

  1.  Maior carga de trabalho e dificuldade em delimitar horário de trabalho e horário de descanso
  2. Tendência ao isolamento social no caso de morar só
  3. Falta de atualização profissional e discutir trabalho com outras pessoas para aprimoramento
  4. Interferência de assuntos domésticos
  5. Preconceito de algumas empresas em relação à informalidade que um home office pode transmitir

Por esses motivos nem sempre um Home Office se adequa a todos os profissionais que buscam um espaço para trabalhar.

Aluguel de sala própria                                                                                                                                                                         

Se você pensou na possibilidade de alugar uma sala própria e se deparou logo de cara com o custo e a burocracia, é isso mesmo. Você terá que arcar com custos como luz, condomínio, internet. Isso tudo sem contar com a infraestrutura: móveis, iluminação e decoração. Acaba sendo oneroso demais para o momento, já que quando abrimos um negócio, as altas despesas iniciais são muitas. Começar reduzindo custos com o possível é sem dúvida uma escolha inteligente. Existem outras opções mais viáveis.                                                                                                                                                 

Escritório virtual                                                                                                                                                                                   

Para profissionais autônomos e alguns profissionais liberais, o aluguel de um escritório virtual é, de longe, a opção mais provável. A questão é que muita gente tem uma ideia a respeito do que é o escritório virtual que não corresponde à realidade e com as poucas ou errôneas informações que têm, acabam descartando a ideia, sem ao menos ter pesquisado.

Olha só como um escritório virtual pode ser extremamente vantajoso para você:                                                                                                                               

Você pode estar começando e a princípio, dividir o home office com o escritório virtual. Se precisa formalizar legalmente, mesmo trabalhando parte do tempo em casa, você contrata o serviço de Endereço Fiscal.                                                                                                                                                                   

Com o endereço fiscal, há ainda a opção de contratar um serviço mais completo com atendimento telefônico personalizado e gestão de recados e correspondências.

Caso queira, o cliente contrata um pacote de horas para usar as salas do escritório virtual. Vai ter reunião com o cliente? Precisa de mais privacidade e silêncio? Usar as suas horas em uma sala exclusiva é super importante. Você consegue dar uma cara super profissional ao seu negócio!

Precisa reunir uma equipe e dar um treinamento? Existem as salas de reunião e treinamento, que dão o conforto e espaço que você não teria em uma sala própria, por exemplo.

O Escritório Virtual oferece todos esses serviços e mais algumas facilidades para você, que está iniciando um negócio e precisa desburocratizar, reduzir custos iniciais, aproveitar a nossa parceria, a gente quer ver você crescer!

O Escritório Virtual em Lauro de Freitas conta com todos os serviços de um escritório virtual.

Temos diversos pacotes e com certeza, um deles se encaixa na sua necessidade e no seu bolso.

Ah! Quase esquecemos de falar que uma boa localização para o seu negócio é importante para que possa se locomover rapidamente entre os seus compromissos e para o seu cliente que precisa dispor desse conforto.

O Escritório Virtual em Lauro de Freitas possui localização privilegiada!

Em resumo, ao planejar o início de qualquer negócio é extremamente importante pensar em todos os detalhes, planejar, calcular, colocar na ponta do papel. Empreender é o sonho de muita gente, não é fácil, mas com paciência, estudo e dicas como essas do post, é possível sim, almejar um negócio de sucesso.