A sua empresa consegue ser encontrada no Google Meu Negócio?

Se uma pessoa procurasse sua empresa agora no Google, ela encontraria?

Não estamos falando de site, mas ela conseguiria ter acesso às suas informações na lateral direita do Google, que é o espaço do Google Meu Negócio? Sabia que uma das melhores formas de aparecer para potenciais clientes é estar presente nesta ferramenta gratuita? 

Se sua empresa ainda não está presente lá, com certeza você está deixando de ser exibido para clientes e perdendo negócios.

O que é o Google meu Negócio?

Se você tem um negócio, seja ele de pequeno ou grande porte, deve imaginar que divulgar sua empresa no Google Meu Negócio será fundamental, ou pelo menos já ouviu falar sobre isso. 

É claro, o site onde milhões de pessoas diariamente buscam por informações é um dos caminhos digitais imprescindíveis para o seu sucesso.

O Google Meu Negócio é uma ferramenta gratuita, oferecida pelo próprio Google para profissionais ou empresas que querem gerenciar sua presença online.

Ela serve para ajudar os consumidores a não só encontrar, mas coletar informações sobre seu estabelecimento.

Como fazer o cadastro do meu negócio?

É bem prático e a própria plataforma é bastante intuitiva e vai dando o passo a passo. Se você ainda não tem uma conta Google, será preciso criar um cadastro para o seu negócio.

Não há segredo: basta ir preenchendo as informações da sua empresa da maneira mais detalhada e fiel possível.

Na etapa sobre sua localização, se o seu negócio não possui um ponto físico, mas trabalha com serviços ou entregas, por exemplo, você pode apontar a área de abrangência.

Caso tenha um ponto físico, o Google vai precisar verificar seu negócio, o que geralmente ocorre através de uma correspondência, telefone ou e-mail. Isso serve para confirmar a legitimidade de suas informações sobre o local e leva alguns dias até que sua empresa seja listada.

Recursos da plataforma

Com o cadastro feito e a empresa listada, você pode começar a usar todos os recursos a seu favor. Conheça alguns deles:

  1. Receber avaliações de seus clientes

Boas opiniões são um fator decisivo de compra para um cliente novo. Ao oferecer um produto ou serviço de qualidade, você começará a ganhar avaliações positivas e obter mais “estrelas” no Google.

Tão importante quanto isso é responder a essas avaliações. Dar um retorno aos clientes que se preocuparam em te avaliar, é confirmar a seriedade e reputação do seu negócio. Já responder às críticas quando houver, é importante para melhorar a imagem da sua empresa e ajudar o cliente a solucionar um problema que talvez você não saiba que tenha ocorrido.

  1. Perguntas frequentes

Muitas dúvidas podem surgir sobre seu negócio, produto ou serviço – e é importante que ninguém fique sem respostas.

Inclusive a dúvida de um cliente pode ser de outro e você já consegue solucionar ali de forma prática e rápida. Mais possibilidade de fechamento de negócios!

  1. Forneça informações adicionais

Além da descrição do seu produto ou empresa, como nome, endereço, telefone e horário de funcionamento, não deixe de preencher todas as sessões que a plataforma te oferece: Categorias e atributos; Produtos e Serviços e Perguntas e Respostas.

  1. Mantenha atualizado

Encare o Google Meu Negócio com o um site que você precisa manter atualizado e interessante para quem passa por ali. Faça o melhor uso possível dos recursos da ferramenta.

  1. Acesse os Insights e obtenha informações dos acessos dos usuários 

Outra vantagem do Google Meu Negócio é o acesso à seção de insights, onde você obtém valiosas análises sobre a visibilidade da sua marca, quem são seus consumidores e como eles estão se relacionando com seu negócio.

E então? Deu para entender a importância de colocar seu negócio no Google? O seu negócio já está lá?