Nos dias atuais, a prática de trabalho Home Office tem sido cada vez mais adotada por empresas e também por profissionais autônomos. Para quem é autônomo, o escritório virtual, como também é conhecido, traz possibilidade de abrir novos campos de trabalho, e para empresas uma das principais vantagens é a redução de custos.

Entretanto, a prática do home office pode trazer também alguns desafios para quem não está acostumado a esse modelo de trabalho. Entre os perigos de se trabalhar home office podemos citar: fusão da vida pessoal e profissional, o profissional  acaba por trabalhar além da conta, diminuição do convívio com outras pessoas e possibilidade de networking.

Embora o trabalho em casa ofereça vantagens, que nós já conhecemos bem, é preciso ter alguns cuidados, além de realizar análise do perfil profissional para saber se você seria adepto ao home office. Acompanhe o artigo e veja quais são os desafios a enfrentar na prática do home office.

Cuidados e desafios de quem trabalha home office:

Quem escolhe trabalhar no modelo home office, antes de tudo, deve avaliar se seu perfil profissional realmente se enquadra no modelo de trabalho. Isso porque trabalhar dessa maneira exige, sobretudo, muito “jogo de cintura” e disciplina. Nos últimos anos, cada vez mais os profissionais têm trocado o trabalho em casa pelos escritórios virtuais.

Veja agora a lista que preparamos com os principais desafios de quem escolhe montar um ambiente de trabalho em casa:

1.   Precisa ter muita disciplina

Muita gente acha que trabalhar em casa faz com que a rotina de trabalho seja mais tranquila, pensando até mesmo que é possível trabalhar menos.

Porém, o profissional adepto ao home office precisa ter muita atenção e disciplina para conseguir cumprir os horários de trabalho, sem misturar com os afazeres de casa. O que é comum acontecer.

É preciso também ter atenção para cumprir o horário de início e fim do trabalho, além do horário de almoço, pois o conforto de casa muitas vezes nos distrai além da conta.

2.   Diminuição do convívio social

Todos sabemos que um dos principais prós do home office é o trabalho que pode ser feito em casa. Isso realmente é bom, pois evita perda de tempo com deslocamento. Mas, por outro lado, a pessoa que trabalha dessa maneira, pede a oportunidade de conviver com outras pessoas no ambiente de trabalho ou até mesmo conversar com gente diferente no trajeto de  ida e volta. O que faz com que o profissional se torne um tanto distante da interação e crescimento junto com outros profissionais, uma vez que o networking se torna ainda mais difícil.

3.  Extensão quase infinita do horário comercial

O home office traz uma via de mão dupla, que é uma vantagem e uma desvantagem ao mesmo tempo. Esta via é o horário flexível!

Isto é, ao mesmo tempo que o profissional pode equilibrar seu trabalho e sua vida pessoal, na maioria das vezes, o profissional acaba exagerando nas horas extras. Logo, acaba trabalhando muito mais do que trabalharia dentro da empresa.

Por isso, é preciso manter o equilíbrio do quanto se consegue e se pode trabalhar em casa.  Para não gerar acúmulo de trabalho, que acarreta em inúmeros outros problemas a longo prazo.

Diante disso, o profissional deve avaliar muito bem qual é o seu perfil profissional, saber se ele se adapta ao trabalho home office. Ainda assim, apostamos que com todos esses contras, ainda é possível encontrar um meio termo na contratação de um escritório virtual. Pois, somente o fato de ter um lugar, diferente da sua casa, para realizar as suas horas de trabalho, já estimula o profissional a ter mais disciplina.

Dizendo “sim” ao Escritório Virtual:

O Escritório Virtual é uma forma de profissionalizar ainda mais o seu trabalho diante de um potencial cliente. Ao mesmo tempo que lhe tira da esfera trabalho em casa, suscetível a barulho exterior, problemas com a internet, telefone e a própria falta de compreensão da família. Optar por um escritório virtual é uma oportunidade para quem está começando a empreender, mas não tem capital suficiente para investir no aluguel de uma sala comercial, juntamente com todas as contas que vêm com ela.

Então, se você percebeu que tem problemas com os principais itens citados ao longo do artigo, talvez tenha chegado a hora de recorrer a um escritório virtual para lhe auxiliar. Em um escritório virtual, o profissional encontra privacidade, assistência, consegue estabelecer limites em seus horários de trabalho, além de ter a oportunidade de conhecer outros profissionais que também façam parte do escritório. Ou seja, você não precisa desistir de empreender porque o home office não tem dado certo!

Comente e conte para a gente se você tem vontade de montar a sua própria empresa, se tem  trabalhado de casa e quais foram os principais desafios que você enfrentou!