top of page

4 coisas para você saber antes de empreender

Aqui no EV, sempre ouvimos falar que empreender é um sonho que está sendo realizado. Lidamos com diversos empreendedores no dia a dia e vemos em seus olhos a realização de ter, finalmente, o seu próprio negócio.


Mas ninguém diz que é fácil.

Pelo contrário, é preciso muito mais que coragem. É necessário uma dose extra de paciência, perseverança e muito estudo.


O motivo que mais leva as pessoas a empreender é ter mais flexibilidade, liberdade e qualidade de vida, mas até que isso chegue é preciso esforço.

Administrar as finanças, gerenciar funcionários e lidar com problemas operacionais são algumas tarefas do dia a dia de um empresário.


Nós preparamos para vocês, uma lista de 4 coisas que você precisa saber antes de empreender.


Vamos lá?


Boa leitura!


1 - É preciso mais que coragem, tenha muita disciplina.

É isso mesmo. Disciplina em vários aspectos: horários, cumprimento de tarefas, disciplina nos estudos, para entrega do trabalho no prazo. Por isso, fala-se tanto em gestão de tempo. É preciso disciplina para gerir bem o tempo e as entregas. Não quer dizer, que porque você é dono do seu negócio, pode fazer as coisas na hora quiser.

Quando você é o “chefe”, é preciso acordar mais cedo, fazer contatos, administrar sua agenda, entre outras funções importantes. É uma vida corrida, então para fazer tudo o que é preciso, tem que ter disciplina e fazer uma correta gestão do seu tempo, para não virar escravo do próprio negócio.


2 - Conheça o seu mercado: Antes de começar qualquer empreendimento, é importante estudar o mercado para entender as tendências, os consumidores, a concorrência e os produtos e serviços existentes. Isso ajudará a identificar oportunidades e criar uma estratégia para alcançar o sucesso. Um segundo passo é escolher um setor, um nicho de mercado. Tomar cuidado com barreiras regulatórias e saber se o seu perfil combina com o tipo de mercado são algumas questões que devem ser consideradas.


3 - Prepare-se financeiramente: A abertura de uma empresa requer investimentos em equipamentos, materiais, serviços, contratação de funcionários e outras despesas. Portanto, é importante ter um plano financeiro e considerar várias fontes de financiamento, como empréstimos bancários, investimentos de terceiros e capital próprio. Também esteja atento aos riscos.

É muito comum algumas pessoas que estão iniciando um negócio, comprarem sem controle, não terem uma gestão de estoque, não saberem como funciona o fluxo de vendas, a rotatividade do negócio. Muita coisa sem o devido planejamento.

A gestão financeira precisa ser bem-feita e bem administrada. Todo risco deve ser avaliado, para não haver perdas e prejuízos.


4 - Crie a estrutura legal correta: É importante ter uma estrutura legal apropriada para a empresa. Isso inclui a escolha de uma estrutura de negócios, como uma empresa de propriedade individual ou limitada. Além disso, é necessário se registrar no órgão regulador e obter os certificados e licenças necessários. Outro ponto importante a ser considerado aqui, é a escolha do local de funcionamento da empresa. Você vai alugar um escritório próprio ou um coworking pode ser o seu local de trabalho? Quanto você está disposto a investir? Que tal, pelo menos no começo, experimentar os escritórios compartilhados que podem te fornecer toda a estrutura necessária com uma economia de até 90% dos custos?


Quer saber mais como isso funciona ? Aqui no EV, nós temos planos e condições para todos os tamanhos de negócios, iniciantes ou já estruturados.


Entre em contato conosco através dos nossos canais de atendimento.

8 visualizações0 comentário

Comentários


bottom of page