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Como alavancar meu negócio nas redes sociais

Não é nenhuma novidade em 2022 que as empresas que não estão nas redes sociais, estão perdendo uma ferramenta preciosíssima na divulgação e crescimento do seu negócio.

De acordo com pesquisas realizadas pela Hootsuite em parceria com We Are Social, o número de usuários nas redes sociais tiveram aumento expressivo durante a pandemia e continua crescendo.

Os dados sugerem uma média de 900 mil novos usuários de redes sociais por dia ao redor do mundo, o que apresenta 10 novos usuários por segundo, um crescimento de 14% ao ano.

Ainda vai ficar de fora? Como usar as redes sociais a favor do seu negócio em 2022?

Acompanhe neste artigo como cada rede social funciona e as nossas dicas de como usá-las para melhorar a visibilidade no seu negócio.

Rede social faz parte do dia a dia

As redes sociais fazem parte da vida das pessoas.

Muita gente, inclusive, afirma não saber viver mais sem a praticidade que elas oferecem. Elas são usadas para acompanhar a vida de outras pessoas, estar por dentro das principais notícias do Brasil e do mundo e para as coisas mais diversas que se possa imaginar.

De fato, foi um facilitador e tanto em um mundo de muita velocidade, embora, o seu uso ainda seja questionado em relação ao tempo que se passa por lá, a propagação de desinformação e os mais diversos perigos ocasionados quando do seu consumo sem atenção e consciência dos seus benefícios e malefícios.

Por serem tão utilizadas, em todos os momentos do dia, elas viraram ferramentas de comunicação essenciais para as empresas tanto para atrair quanto fidelizar clientes.

Diversas redes, para todos os gostos

Cada rede social possui um apelo, um público e uma forma de ser gerenciada.

É um ledo engano, achar que todas as redes sociais funcionam da mesma forma e falam para o mesmo público e que devem ser usadas e feitas da mesma forma.

Entender essa dinâmica é o que vai fazer diferença para o seu negócio.

Quais são as redes sociais mais usadas e como elas se diferenciam?

Youtube

É uma das redes mais consumidas no mundo todo. Por lá, você encontra de tudo: de receitas de bolo às principais palavras em alemão. Todos os conteúdos são em formato de vídeo. Os formatos dos conteúdos podem ser séries, entrevistas, conteúdo sobre como fazer algo , mais informativo ou mais didático. Se sua empresa tem algo a ensinar para o público é a rede perfeita para causar um maior engajamento e compartilhamento das ideias.

Whatsapp

Para uns é considerada rede social, para outros não. Mas merece ser colocado aqui na nossa relação pois é uma ferramenta indispensável para o marketing de qualquer empresa hoje em dia. Por lá você pode se comunicar com seus clientes de forma maia próxima e personalizada tirando dúvidas e fechando negócios. Mas tome cuidado com essa interação. Ela deve ser feita de forma consciente e não invasiva.

Instagram

Mostre o cotidiano da sua empresa com fotos e vídeos curtos. Você pode usar e abusar das hashtags (#), que é o meio de pesquisa da rede e são capazes de expandir o alcance da sua empresa e tornar sua marca mais conhecida. Você também pode ter o apoio de influenciadores digitais para promover vendas de forma alinhada com o WhatsApp.

Facebook

Apesar de muita gente falar o contrário, ainda é uma rede bastante usada para reforçar a presença digital da empresa por meio da interação com os clientes. Muita gente ainda usa essa rede atualmente para pesquisar e comprar produtos e serviços. A Meta, grupo dono das redes Facebook, Whatsapp e Instagram, disponibiliza uma plataforma oficial para anúncios por um custo relativamente baixo se comparado às mídias tradicionais.

Twitter

É uma rede mais dinâmica e atualizada com mais frequência. O conteúdo lá é restrito a 280 caracteres. Você deve avaliar se faz sentido para o seu negócio. É uma rede social que tem uma pegada mais jornalística, de compartilhamento de informações em tempo real.

Pinterest

Esta é uma rede de compartilhamento de inspirações. Imagens inspiradoras que podem ser guardadas em pastas, são o principal conteúdo desta rede. Se o seu negócio inspira pessoas, essa é a rede perfeita. Junto com a imagem postada fica o link de acesso para o seu site, o que pode fazer com que você venda mais e alcance mais pessoas. Rede excelente para promover conteúdos sobre festas, maquiagem, decoração.


Dicas extras: Mantenha uma comunicação de qualidade

As redes sociais são espaços muito visuais. Então use imagens e materiais de boa qualidade e pense em ações focadas em interação, que é fundamental para conquistar engajamento do público. Solte a criatividade.

Não faça conteúdos que promovam explicitamente sua marca, o tempo todo, que queira vender algo o tempo todo. A ideia é criar conteúdos relacionados ao seu segmento para promover interações. Por exemplo: se sua empresa vende maquiagem, é legal falar sobre tendências e moda.

Conheça bem seu público

É fundamental conhecer o perfil do público que você deseja atingir para ter uma comunicação mais eficaz e eficiente. Conheça os gostos, hábitos, o que eles gostam de ler e aproveite para fazer um conteúdo bem específico.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe com quem precisa alavancar o negócio nas redes sociais.

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