top of page

Espaços de trabalho compartilhados para advogados. Quais as vantagens?

Atualizado: 21 de set. de 2023

É comum que profissões mais tradicionais como o Direito, por exemplo, tenham um conceito mais rígido na imaginação das pessoas. Quando se fala em escritório de advocacia, qual a ideia que vem à cabeça? Geralmente de um lugar tradicional, sóbrio, cheio de livros e móveis caros e pesados, não é? Por muito tempo foi assim e é possível que ainda existam muitos escritórios que sigam essa linha, mas essa estrutura já não atende mais a demanda e o dia a dia da maioria desses profissionais, nem de boa parte de seus clientes.

Os tempos mudaram e a flexibilização de espaços para trabalhar bem como os formatos de trabalho (remoto ou híbrido) também. Por isso, atualmente é possível pensar em salas compartilhadas e coworking para advogados como uma alternativa.

Quando se fala em sala compartilhada e coworking também é preciso desmistificar alguns conceitos.

Eles não são lugares que só atendem às profissões mais descoladas, nem são lugares informais ou barulhentos. A verdade é que existem diversos tipos de escritórios compartilhados e você, advogado, pode encontrar um espaço que tenha a sua cara. Os coworkings já são amplamente apreciados no mundo todo, mas hoje, vamos apresentar as vantagens dos escritórios compartilhados para advogados.

Quais os benefícios de um advogado trabalhar em um escritório compartilhado?


Foco no trabalho

O escritório compartilhado é um espaço que disponibiliza diversos tipos de ambientes para os profissionais.

As estações de trabalho podem ser compartilhadas, mas também existem as salas privativas. As salas privativas funcionam muito bem para quem quer um escritório para chamar de seu e conseguir ter mais foco e concentração (basta fechar a porta e trabalhar como se você estivesse em seu próprio escritório)

Além disso, o cliente terá acesso a serviços de atendimento telefônico personalizado e outros, que podem garantir maior comodidade.


Ampliação do networking

O networking é importante para qualquer profissão, mas para os advogados a sua importância é ainda maior. É tão comum alguém pedir a indicação de um bom advogado, não é?

O espaço compartilhado é muito rico nesse sentido. Fica muito mais fácil estabelecer parcerias e encontrar oportunidades de negócios.

Mesmo que se contrate uma sala privativa, existem espaços de socialização.

Comodidade

Para receber bem seus clientes e passar uma boa impressão é fundamental ter um espaço à altura. O lugar precisa passar uma imagem apropriada do profissional, possuir boa infraestrutura e ser de fácil acesso.

Além disso, poder contar com uma sala de reunião totalmente equipada para essa finalidade é um grande diferencial.O coworking pode proporcionar um clima menos intimidador para os potenciais clientes e reduzir os custos para o advogado.

Redução de custos

Essa deveria ser a primeira vantagem descrita neste artigo. A redução de custos hoje é vista como um dos principais motivos para um profissional sair do modelo de escritório tradicional e vir para o escritório compartilhado. Os custos envolvidos com aluguel de salas comerciais, internet, água, luz e mobiliário, sem falar em recepção, manutenção e limpeza, são um dos maiores problemas para os advogados.

Um escritório de advocacia deve possuir uma infraestrutura mínima, e isso geralmente demanda um tempo do profissional para a gestão desse espaço. Em um escritório compartilhado, o advogado não precisa se preocupar com essa gestão de espaço, contratações e com altos custos. O investimento é único e engloba todos esses serviços.

O profissional pode contar com outros serviços mais simples mas que são super importantes no dia a dia como: impressão, digitalização, transmissão de recados e reserva de salas por aplicativo mesmo à distância.

Localização

A localização em bairro centralizado e de fácil acesso é muito importante para que o advogado receba bem os seus clientes e parceiros de trabalho.

É o caso do EV Escritório Virtual, que possui duas unidades em localizações privilegiadas: uma na avenida Tancredo Neves em Salvador e outra na Luís Tarquínio no Centro de Lauro de Freitas.

Em um ambiente como esse, o advogado não apenas aproveita a credibilidade de trabalhar em um dos locais mais sofisticados de Salvador, mas também aproveita todas as facilidades que a região oferece.

Esses são apenas alguns benefícios do coworking para advogados. A realidade é que o espaço é rico em possibilidades e recursos. O coworking para advogados deve ser escolhido sob medida.

Você é advogado e ficou com vontade de ter essa experiência?

Fale conosco pelos nossos contatos no site!



12 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page