top of page

Pensando em fazer uma transição de carreira? Planejamento é a chave para o sucesso.

Mudar de carreira vem se tornando algo comum ao longo da vida de um profissional. Diversos motivos levam a este momento: busca de novos horizontes e conhecimentos ou área de trabalho original saturada, necessidade de ganhar mais dinheiro. Independente dos motivos que levam à transição de carreira, se ela for planejada e estruturada com calma, a possibilidade de ser bem-sucedida, é muito maior.


Especialistas ressaltam a importância de não temer o processo, mas entender como lidar com ele de forma natural. O ideal é que tudo seja planejado de forma analítica e racional para evitar perda de tempo e energia por causa de uma simples chateação no trabalho ou um momento mais difícil. Analise, antes de mais nada, se você QUER REALMENTE mudar de profissão e quais são os verdadeiros motivos. Algumas pessoas cometem alguns erros ao mudar de profissão por não terem parado para analisar de forma mais assertiva.


Como planejar a transição de carreira de forma segura?


O ideal é que tudo seja planejado de forma analítica e racional para evitar mudanças por causa de uma simples chateação no trabalho. Algumas pessoas cometem alguns erros ao mudar de profissão por não terem parado para analisar de forma mais assertiva.

Aqui estão estão os principais erros que não se deve cometer quando se pensa em uma mudança de carreira:

  • Pressa

“A pressa é inimiga da perfeição”. Pode até ser que você esteja realmente esgotado e super certo do caminho a seguir, mas isso não significa que você deva jogar seu atual emprego para o alto do dia para a noite.

  • Impulsividade

Tenha paciência para esperar o momento mais oportuno de fazer as coisas. Por exemplo: de que adianta correr para se candidatar a uma vaga se você ainda não tem o curso exigido para tal posição? O correto é buscar a qualificação primeiro para depois se candidatar a vaga ideal.

  • Pouco networking

O período antes de deixar o cargo deve ser dedicado a construir um   networking. Participe de palestras, especializações, cursos e eventos para conhecer pessoas que possam facilitar o seu ingresso no novo mercado. 

  • Despreparo

A falta de qualificação ainda é um empecilho na hora de trocar de carreira. Existe uma vantagem na hora da transição; os conhecimentos adquiridos na carreira anterior são levados, mas nada disso exime o profissional de se preparar.


Como planejar esse momento de forma mais racional e segura:


  • Comece a inserção na nova área aos poucos. Elabore uma estratégia para se qualificar, criar seu networking e identificar oportunidades dentro da carreira desejada. Isto é, na mesma medida que você se afasta gradualmente da profissão atual, é preciso investir na aproximação com a colocação futura.

  • Comece por considerar o impacto da sua mudança para você, sua família e o seu entorno. Uma mudança de carreira e um novo trabalho trarão mudanças no dia a dia e isso pode impactar mais ou menos na vida de diversas pessoas. Coloque isso na balança e na ponta do lápis.

  • Se planeje financeiramente. Calcule todo o investimento necessário para mudar de carreira. Isso inclui qualificação, participação em eventos, cursos. Verifique a necessidade de alinhar as despesas e construa uma reserva para uma mudança mais segura. Os principais desafios são diferenças salariais e gastos para se inserir no novo mercado.

 

Com esses cuidados, planejamento e muita reflexão, fica um pouco mais fácil saber se é o melhor momento para mudar de carreira e, se for caso, passar pelo processo de forma mais tranquila. Esperamos que este blogpost tenha ajudado!

Compartilhe!

コメント


bottom of page