top of page

5 passos para empreender com sucesso

Empreender é um sonho.

Isso se confirma através dos números cada vez maiores, de pessoas que abandonam os seus empregos para trabalhar por conta própria e realizar o sonho do negócio próprio.


A maioria das pessoas pensa em algo que lhe proporcione crescimento tanto pessoal quanto profissional, que lhe dê mais liberdade, mais tempo.

Tudo isso é possível a médio e longo prazo, mas no começo nem tudo é tão simples.


Para chegar lá é necessário investir muitas horas de planejamento e trabalho.


Pensando nisso, para facilitar um pouco esse momento, o blog do EV decidiu trazer 5 passos que todo empreendedor deve conhecer para trilhar um caminho de sucesso em seu projeto de empreender.


Boa leitura!



Primeiro passo:

Identificar a melhor oportunidade


Pessoas com espírito empreendedor ou com necessidade real de trabalhar em um negócio próprio, naturalmente começam a ser mais observadoras e olhar tudo à sua volta como uma oportunidade. Para empreender com sucesso não precisa ser o criador de algo inédito; para o fornecimento de um bom produto ou serviço é necessário que o trabalho seja feito com eficiência, profissionalismo e estudo.

Isso consequentemente resultará em um diferencial no mercado, que é o que o bom empreendedor deve buscar.


Segundo passo:

Dimensionar o mercado

É aqui que o trabalho começa. Todo mundo que quer empreender tem uma noção do tamanho do mercado que ela está estudando.O ideal é ter a maior clareza possível sobre tudo que o cerca para tomar as melhores decisões.

Consultar pessoas (amigos, familiares) pode ser um bom exercício para medir o quanto o seu negócio pode impactar a vida das pessoas lá fora.

Ouça, converse, pesquise.

Principalmente ouça. Tenha muito cuidado ao analisar se a sua vontade não se sobrepõe à real necessidade do mercado.

Identifique a sua fatia de mercado de forma consciente e realista.


Terceiro passo

Planejar custos

Com o dimensionamento do mercado é possível começar a planejar e colocar no papel os custos envolvidos na realização do seu negócio. Primeiro é apenas uma ideia, depois esses custos precisam ser bem calculados.

Logo na sequência, o empreendedor começa a pensar no lucro que ele deseja ter com o negócio. Deve-se começar com no mínimo 25% após todos os custos operacionais e impostos pagos.

Uma terceira etapa desse processo, que somente poderá ser feita após os custos e ideia de lucro estarem desenhados, é o preço de venda do produto ou serviço.

Não tem segredo: custos, lucro desejado, preço de venda e análise se o lucro será atingido no final.



Quarto passo:

Criar uma marca e identidade visual com a cara do seu negócio

Uma boa marca, com visual atraente e totalmente conectada com a proposta do negócio, faz parte do sucesso. É a partir dela que o futuro cliente vai estabelecer uma conexão e ter curiosidade sobre o seu trabalho. O marketing hoje passa por transformações diárias que devem ser acompanhadas pelo empreendedor. Custos com marketing e propaganda devem estar previstos como prioritários.


Quinto passo

Abrir a empresa, finalmente!

Uma dica muito importante e que muitos empreendedores não levam em consideração é a contratação de um contador. É ele que vai orientar e fazer todas as consultas necessárias para que a parte administrativa e burocrática andem bem.

Hoje existem consultores que podem ajudar no momento inicial e dar todas as direções de forma simplificada.

Outro ponto importante é a escolha do local.

Você irá trabalhar sozinho ou com uma equipe? Precisa de um local fixo para período integral ou não? Coworking, escritório virtual, sala própria? Diversas perguntas como essa, te ajudarão na escolha do local ideal. Existem várias alternativas e uma delas será a ideal para o seu negócio.


Montar uma empresa é consequência de um processo que deve ser planejado.

Um caminho que tem início lá no sonho mas que tem grandes chances de se tornar um negócio de sucesso se esses passos forem levados em consideração.


Quer saber como contratar um local para o seu negócio com até 90% de redução de custos fixos? Entre em contato conosco!



1 visualização0 comentário
bottom of page