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Como está a sua rede de contatos?

Estar conectado com pessoas que agregam valor para nosso dia a dia, é sem dúvidas uma ótima oportunidade para trocar conhecimento, experiências e gerar boas oportunidades na vida pessoal e profissional. Uma simples conversa trivial pode ser bastante positiva para você e para a outra pessoa.


Ter uma rede de contatos bem estabelecida tornou-se uma parte fundamental de nossas vidas profissionais. Quando feito corretamente, o networking pode fornecer uma série de benefícios, incluindo recursos e ideias que podem levar a sua carreira para o próximo nível e promover também (por que não?) amizades ao longo do caminho.

A construção de uma rede de relacionamento não acontece do dia para noite. Desde os contatos com os amigos dos pais até relacionamentos com ex-colegas de faculdade têm que ser cultivados, caso contrário eles se perdem ao longo da nossa jornada. É necessário manter a rede de contatos viva o tempo inteiro

O networking deve ser positivo para todos os envolvidos, quando pautado na reciprocidade.

Quer saber tudo sobre esse conceito e como utilizar seus benefícios? Então esse texto é para você.

O que é Networking?

Networking é uma estratégia essencial para o desenvolvimento profissional e pessoal, que consiste na habilidade de desenvolver novos contatos e mantê-los.

De forma geral, a ideia é manter uma rede de apoio, com troca de informações, possibilidades de formação de parcerias e indicações de todos os níveis.

Você, com certeza, já fez Networking, mesmo sem conhecer esse conceito.

Sabe aquela conversa durante um evento, uma aula, um almoço com os colegas, ou uma troca de redes sociais e Whatsapp?

Pois bem, nesses momentos, sua rede de contatos está sendo construída.


Tipos de Networking

Os principais tipos de Networking são:


Networking pessoal: contatos que focam na promoção do currículo pessoal de uma pessoa, buscando melhorar seu repertório profissional.

Networking de marketing: contatos que visam construir e ativar uma rede de contato eficiente, com o propósito de divulgar e vender produtos e serviços.

Networking empresarial: contatos que visam fortalecer a empresa e ampliar a carteira de clientes.

Como fazer Networking

Na prática, não há muito segredo. Fazer Networking é trocar experiências e conhecimentos com o objetivo de gerar oportunidades.

É mais do que conversar e fazer amizades; é enxergar, de maneira genuína, onde você pode agregar na vida de outra pessoa e vice-versa. Você precisa de três atributos básicos: ser amigável, ter capacidade de entrosamento e agregar valor ao outro.

Em um ambiente de trabalho, muitas vezes falta tempo, oportunidades e experiência para desenvolver estratégias de networking e às vezes um pouco de disposição e até a pessoa pode até ser tímida. Mas isso não é motivo para não se conectar com as pessoas.


Seguem algumas dicas:


Reforce sua marca pessoal. Reforce sua imagem e seu conteúdo. Mostre sua autenticidade e a sua essência. Aperfeiçoe-se sempre que possível a fim de mostrar o quão capacitado você é.


Defina objetivos. Qual o seu objetivo ao fazer Networking naquele lugar com aquelas pessoas? Mais contatos profissionais, recolocação no mercado? Quando você tem objetivos mais específicos, isso se torna mais fácil.

Mapeie os meios de contato. Mantenha ativo bons canais de relacionamento. Inclua canais online e offline. Exemplos: participação de palestras, cursos e eventos, grupos de Whatsapp, comunidades de profissionais da mesma área ou de áreas diferentes da sua.

Pensando em tudo isso, aqui no EV Escritório Virtual, criamos a comunidade EV!

O EV, ao longo desses últimos 25 anos, acumulou clientes de diversos setores e segmentos. Percebemos que apesar de eles estarem no mesmo escritório, não se conheciam e não conheciam o negócio do outro. Pensamos em quanto o serviço de um poderia ser necessário para a outra pessoa.

O que resolvemos fazer? Conectar essas pessoas!

E a forma mais prática e fácil que encontramos foi formar uma comunidade online com os dados de cada profissional que já atuou ou atua aqui no escritório virtual. Então se você é um psicólogo que atende aqui o EV e precisa de um profissional de marketing, por exemplo, é só ir em nosso site e pesquisar no segmento desejado e encontrar profissionais dessa área e que também estão em nossa comunidade por terem feito ou fazer parte do EV.

Para estar nessa comunidade basta ter sido em algum momento nosso cliente, independentemente, se foi através de contrato de mensalista ou um uso único.

A ideia é formar uma comunidade com mais de 7.000 membros e as inscrições não param.

Vem você também fazer parte dessa comunidade e usar essa ferramenta super poderosa para melhorar ainda mais o seu Networking!

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