top of page

Como os profissionais autônomos podem lidar com os seus principais desafios?

Ser um profissional autônomo não é lá uma das tarefas mais fáceis. Mesmo com total autonomia financeira e profissional e podendo exercer suas funções de qualquer lugar que queira trabalhar, existem alguns desafios que precisam ser superados para o sucesso do seu negócio. 

 

Os maiores problemas desse profissional no dia a dia, são com a  gestão do seu negócio. Isso passa por gerenciamento, finanças e até como lidar com as questões de mercado e atendimento ao seu cliente.

 

Quais os maiores desafios a serem enfrentados?

 

Finanças

Gerenciar todo e qualquer custo para o negócio, é tarefa fundamental e pode ser um grande problema se não for feito adequadamente.

 

Há uma visão equivocada de que tudo que se ganha é lucro. E não é assim. Mesmo sendo profissional autônomo, é preciso entender que uma coisa é a pessoa física (você) e outra é a pessoa jurídica (seu negócio), mesmo que isso pareça confuso no início.

 

Uma das melhores formas de organização do orçamento é manter um fluxo de caixa funcionando através de uma controle e registro exato ou aproximado de todas as movimentações financeiras.

 

Todos os registros devem ser feitos atentamente: datas e valores de entrada e saída com cálculo de saldo do dia ou da semana, se possível.

Ao final de um mês, pode-se resumir esse fluxo e entender de fato, quanto entrou, quanto saiu e quanto ficou para que sejam calculados lucro e capital da empresa.

 

Coloque em prática:

 

  • Separe contas pessoais das contas profissionais 

  • Tenha uma reserva mensal

  • Elabore um fluxo de caixa projetado para os próximos meses para não haver surpresas

  • Caso perceba que não consegue fazer esse fluxo funcionar, conte com a assessoria de um contador.

 

Atrair clientes

Conquistar novos clientes é mais que um desafio; é uma necessidade constante de qualquer profissional autônomo.

 

Além da preocupação de manter a parte administrativa e financeira do seu negócio funcionando bem, o autônomo tem que usar e abusar de sua criatividade e do uso de ferramentas e recursos para captação de clientes - o coração de qualquer negócio.

 

O Marketing Digital, é hoje, uma das principais ferramentas para captação de novos clientes.

 

As pessoas pesquisam hoje, absolutamente TUDO na internet.

 

Se você não está lá, com toda certeza seu concorrente está e é aí que mora o perigo.

 

Algumas dicas:

  • Divulgue seus canais de relacionamento para seus clientes

  • Tenha um site atrativo e funcional

  • Mantenha seu blog atualizado

  • Esteja ativo e constante nas redes sociais

  • Preste um atendimento de excelência nesses canais e fora deles

 

Escolha de um local para trabalhar

 

Pode não parecer, mas a escolha do local para trabalhar faz toda a diferença na vida de um profissional autônomo.

 

Sem uma estrutura adequada, trabalhamos mal e com isso diversos problemas podem surgir. Além disso, um negócio, mesmo que iniciante, precisa passar profissionalismo para seus clientes.

 

No caso de trabalho Home Office, existem vantagens como por exemplo, não gastar tempo no trânsito e trabalhar mais à vontade, mas o problema nesse caso, pode ser a falta de espaço e privacidade adequados.

 

No caso de um escritório particular, a privacidade e profissionalismo são as marcas registradas, mas o alto custo impede muitos profissionais de alugar um escritório e arcar com despesas de aluguel, condomínio, luz e tantos outros custos.

 

O escritório compartilhado é uma solução muito procurada. As principais vantagens como espaço privativo, aconchego, baixo custo, praticidade, escolha de pacotes de valores mais adequados para cada tipo de profissional, tem sido os atrativos.

 

Afinal liberdade e praticidade é algo que todo profissional autônomo busca quando escolhe trabalhar por conta própria, não é verdade?

 

A vida de um autônomo pode não ser tão fácil quanto se deseja, mas é possível contornar todos os desafios com planejamento, estudo, foco, criatividade e informação.

 

Por isso, siga essas dicas e passe por cima de todas as dificuldades.

Quais desafios você enfrenta como profissional autônomo? Aproveite e deixe seu comentário!

4 visualizações0 comentário
bottom of page