top of page

Está precisando reduzir os custos da sua empresa neste momento?

Uma das tarefas mais importantes para pequenos e médios empreendedores, é a redução de custos, principalmente em momentos de crise e de restrições de caixa.

Muitas empresas fecham por diversos motivos, mas geralmente o fator de custos elevados é um dos que mais colabora com o encerramento das atividades.

Para o sucesso de todo tipo de negócio, não existe uma fórmula ideal, por isso é importante seguir dicas de quem conseguiu chegar lá para reduzir essa possibilidade.

Parece simples, mas é difícil implementar mudanças dessa esfera.

O EV separou algumas ideias para você se planejar e implementar aquelas que fazem sentido para o seu negócio e segmento. 


Corte de custos não estratégicos 


Reduza as taxas que não lhe dão uma vantagem competitiva; algumas podem ser removidas; outras podem ser reduzidas gradualmente. 

Por exemplo: solicite à operadora de energia elétrica uma visita para verificar quais mudanças podem ser feitas para reduzir o consumo mensal. Segundo especialistas, os custos com contas de energia são umas das maiores despesas da empresa brasileira. Pequenas ações no dia a dia, podem ajudar a reduzir esse custo.


Mantenha conta pessoal separada da empresarial


Manter uma única conta é muito comum e acontece com boa parte dos profissionais autônomos, principalmente.

Esse é um dos motivos pelos quais muitas empresas não conseguem reduzir custos: não há uma organização efetiva sobre qual o giro de capital da empresa. 

Separando as contas PF e PJ, você sabe exatamente o quanto sua empresa está faturando para daí começar a se organizar em termos de redução de custos. 


Negocie dívidas 


Considere parcelar, antecipar ou até mesmo transferir sua dívida para outro banco, desde que isso signifique reduzir juros e taxas.  


Mais tecnologia


Algumas estratégias indicadas são:

Elimine a maior parte de processos manuais e individualizados que você conseguir. Primeiro identifique onde sua equipe pode melhorar e em seguida veja o que pode ser otimizado.

 

Reveja as despesas fixas que podem ter outras alternativas


Por fim, a última estratégia que vai se relacionar com nossa última dica. Essa diz respeito à tentativa de horários mais flexíveis de trabalho para toda equipe. A depender do tipo de negócio é perfeitamente possível os colaboradores trabalharem em home office ou em um escritório virtual. 

Migrar para um escritório compartilhado é mais vantajoso que manter uma sede própria. Com isso, você reduz consideravelmente o valor de diversas despesas. Geralmente os escritórios virtuais possuem uma taxa única que inclui aluguel da sala, o equivalente ao condomínio, despesas de energia e internet, pessoal.

 

Aqui no EV você consegue uma redução imediata de custos estando em um local confortável, aconchegante, que dispõe de toda infraestrutura que você precisa para o seu negócio. Possuímos duas localizações privilegiadas, uma em Salvador e outra em Lauro de Freitas.

Quer saber como reduzir os seus custos alugando uma sala no EV? Entre em contato conosco.

bottom of page