top of page

Mercado de Trabalho em Tecnologia: Onde o profissional de TI pode atuar

Uma das áreas mais aquecidas no mercado atualmente é a área de TI. Você tem observado como a sociedade atual está dependente da tecnologia para trabalhar, se organizar e até para a própria vida pessoal?


Durante a pandemia, ficou muito óbvio a necessidade de profissionais desse setor atuando em empresas de pequeno, médio e grande porte, quando os aplicativos, sites de vídeo conferência e redes sociais se tornaram parte do cotidiano.

Mas afinal o que é TI e o que o profissional de TI faz?


Vamos entender nesse post!


O futuro do mercado é a Tecnologia.


Quantas funções e empregos novos, vimos se destacar nos últimos anos nesta área?

Diversas pesquisas e especialistas ao redor do mundo afirmam que não há mais volta, a tecnologia já faz parte do dia a dia de trabalho e da vida privada de quase todo mundo e quanto mais inovação, produtos e serviços e facilidades são oferecidos mais “dependentes” nos tornamos. Já notou que é um ciclo infinito?


Não precisávamos de aplicativo de entregas, de aplicativos de conversa em tempo real, de aplicativos de edição de fotos e vídeos, de aplicativos para ver a nota do filho na escola, de aplicativos para fazer reunião online, até eles surgirem.


Agora precisamos


TI ou Tecnologia da Informação é uma área muito vasta e o profissional desse setor acaba levando o mesmo nome (“Chama fulano que ele é TI”) ou profissional de TI ou o nome de sua área bem específica dentro de TI (Cientista de Dados, por exemplo).

Como a área é ampla, fez-se necessário dividir em sub áreas, que de tão complexas se transformaram em profissões dentro da área de TI..

Quais são as principais áreas de Tecnologia?

  1. Análise e Desenvolvimento de Sistemas

A atuação dos analistas de sistemas é bastante ampla. Eles são responsáveis por manter o funcionamento de sistemas que executam atividades importantíssimas dentro das empresas e também é quem constrói sistemas operacionais e software, desenvolvendo todas as etapas dessas atividades.

  1. Ciência da Computação

Os cientistas da Computação desenvolvem ferramentas de informática, para aprimorar os sistemas que já trabalhamos. Eles criam desde programas para gerenciar fluxo de caixa, programas de processamento de informações, planejam e implementam softwares para gerir problemas de sistemas.

  1. Engenharia da Computação

Os Engenheiros da computação, ficam no papel de programarem redes de computadores e todos os seus componentes, como roteadores, impressoras, e todos os equipamentos que funcionam dentro de uma empresa. São eles que garantem a conexão dos diversos equipamentos entre si e os submetem a sistemas mais complexos.

Além disso, podem ainda, desenvolver e produzir novos equipamentos e máquinas que servem para atender às novas necessidades.


  1. Sistemas de Informação

A principal atribuição desse profissional é administrar o fluxo de tudo que circula pela rede de computadores das empresas. É ainda sua responsabilidade fazer a recuperação de dados e sistemas de armazenamento.

É o profissional de Sistemas de Informação que gerencia um banco de dados que seja seguro, eficiente e que facilite o acesso de informações de forma rápida.

  1. Jogos Digitais

Uma área relativamente nova e em fase de muita expansão. O profissional de Jogos Digitais está qualificado para criar jogos para computadores, videogames, celulares, tablets, etc. Além disso, pode se envolver também na criação do roteiro dos jogos, desde a definição de regras até os personagens.

Esse profissional também trabalha com o desenvolvimento de jogos educacionais e treinamento de simuladores.

Viu só quantas áreas dentro de uma profissão?

Os profissionais de TI podem trabalhar nos mais diferentes setores da economia, desde a área financeira até o ramo da saúde, além de empresas especializadas na área de tecnologia.

Podem ser funcionários de empresas, profissionais autônomos ou consultores.

A depender do trabalho, podem desenvolver suas funções de qualquer local , de forma remota, 100% do tempo.

É por isso que muitos desses profissionais têm trabalhado em Home Office, de forma híbrida ou em escritórios virtuais e coworkings. Não há limites para uma das áreas que mais cresce e paga bem no mundo inteiro.


Gostou do nosso artigo?

Deixe um comentário!

4 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo
bottom of page