Você sabe o que significa ser um profissional Multitasking? Já foi questionado sobre esse diferencial em uma seleção de trabalho? Acha que é um multitasking?
Descubra no artigo abaixo se você trabalha dessa forma e quais as vantagens e desvantagens de ser um profissional multitarefa.
Provavelmente você já se pegou lendo um artigo para o trabalho, enviando um áudio para o chefe e respondendo um e-mail – tudo praticamente ao mesmo tempo, Essa cena é familiar para você?
Pois bem.
Com todas as mudanças nas métricas de desempenho e produtividade nos últimos anos, ser um profissional multitasking ou multitarefas, costuma ser uma qualidade a ser explorada pelos profissionais e desejada pelos recrutadores das empresas.
O profissional multitarefa consegue realizar diversas tarefas de forma simultânea no trabalho e isso costuma ser visto de forma positiva, como uma maneira de otimizar o tempo e produzir mais.
Mas nem tudo são flores. O lado ruim, é que diversos estudos têm mostrado que fazer várias coisas ao mesmo tempo costuma afetar negativamente não só o desempenho do profissional a médio e longo prazo, como também a saúde física e mental.
O que é o profissional Multitasking?
O termo Multitasking surgiu dentro do contexto da tecnologia. Referia-se a um computador em uso com várias abas, de programas diferentes, abertas ao mesmo tempo.
Um profissional Multitasking é aquele que consegue realizar duas ou mais tarefas ao mesmo tempo e de forma eficaz, das mais simples às mais complexas.
Essa é uma realidade comum nos tempos atuais, onde cada vez mais profissionais de áreas muito específicas estão sendo substituídos por aqueles que conseguem resolver bem muitas demandas e quase simultaneamente, sem atrapalhar a qualidade do seu trabalho.
Com a velocidade da internet e das tecnologias, fazer muitas coisas ao mesmo tempo tornou-se um hábito e uma forma de “dar conta”. Mas será que isso é uma boa ideia mesmo?
Ser um profissional multitarefa é uma boa ideia?
Estudos mostram que, o que acredita-se ser benéfico, na verdade não é.
A pessoa consegue produzir mais, com menos desgaste se ela focar em uma tarefa só, de cada vez. Nosso cérebro não está preparado para realizar bem duas tarefas ou meias, ele está apenas alternando o foco entre elas com bastante dificuldade, pois precisa de foco e concentração para atividades que envolvam raciocínio, por exemplo.
Essa alternação de tarefas acaba diminuindo nossa produtividade e nosso foco, e aumentando nosso nível de estresse. Afinal, o cérebro acaba não focando devidamente em nenhuma delas.
Vantagens de ser um multitasking
Como qualquer situação, sermultitasking pode causar diversos impactos positivos e negativos na vida do profissional.
É preciso saber identificar quais são as oportunidades e fraquezas dessa skill.
Vantagens
Executar várias tarefas ao mesmo tempo, pode ter muitas vantagens. Confira as principais:
Mais criatividade: o multitasking faz com que as pessoas se sintam menos entediadas e busquem formas mais simples e rápidas de realizar tarefas. Esse contexto pode ser inspirador no ambiente profissional;
Economia de tempo: ao realizar duas tarefas ao mesmo tempo, é possível otimizar o uso do tempo.
Menos procrastinação: a execução de tarefas motiva essas pessoas a serem mais produtivas e atingirem seus objetivos;
Otimizações financeiras: a economia de tempo em um ambiente corporativo pode significar também economia de dinheiro. Afinal, quando se contrata uma pessoa para desenvolver mais de uma tarefa ao mesmo tempo, ela será, em geral, mais produtiva.
Desvantagens
No entanto, o multitasking também possui desvantagens. Conheça as mais comuns abaixo:
Retrabalho: ao executar mais de uma tarefa ao mesmo tempo, as chances de falhas se tornam maiores. Com isso, mais retrabalho.
Desatenção: a concentração não é a mesma. Por isso, é possível perda de qualidade nas entregas;
Mais estresse: como um multitarefa está sempre concentrado na sua próxima tarefa, isso pode causar um estresse maior tanto na vida pessoal quanto na profissional;
3 dicas para aliar ser multitasking com produtividade
Saiba priorizar tarefas
Você pode conseguir ser um multitasking de sucesso se conseguir priorizar. Cada vez que você faz uma mudança de tarefas, está focando sua energia em uma e deixando de dar atenção à outra. Então a dica é: concentre-se nas atividades mais importantes e urgentes, primeiro.
Faça pausas
Para evitar o grande estresse que pode ser, fazer diversas atividades ao mesmo tempo, é recomendável que você faça pausas que ajudem a se desconectar e possibilitem que o grande esforço mental não seja cansativo.
Um exemplo é estabelecer pausas de 20 minutos a cada duas horas. Esse tempo pode ser ideal para relaxar e voltar com mais foco no desenvolvimento das atividades.
Estabeleça metas e objetivos
Começar diversas atividades e não concluí-las pode deixar uma impressão errada sobre gerenciamento de tempo. Por isso, estabeleça quais são os prazos para finalizar cada atividade.
Organize-se com um cronograma de tarefas para estruturar suas atividades de forma prática.
Agora que você sabe tudo sobre profissionais multitarefa surge uma pergunta: você é multitarefa? Tem ou deseja desenvolver este perfil?
Siga as nossas dicas!
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