top of page

Quero empreender em 2024. Alugo uma sala própria ou um espaço compartilhado?

Empreender é o sonho de muitas pessoas. Mas iniciar um negócio, não é fácil. Claro que com um bom planejamento, as vantagens superam as dificuldades. Uma das perguntas campeãs no Google é: como posso gastar menos na abertura de um novo negócio? Saber fazer a escolha certa do local de trabalho é uma das melhores formas de economizar no início de sua jornada como empreendedor.

 

Seja por necessidade ou vontade própria, empreender pode significar não só uma possibilidade de aumento de renda ou sair da informalidade, mas a realização do sonho da independência financeira. 

Não depender mais de emprego formal com carteira assinada em um país tão instável economicamente é com certeza um dos maiores atrativos. Uma outra vantagem de empreender é poder organizar a agenda de uma forma que dê mais flexibilidade no dia a dia.

Quase ⅔  das empresas abertas hoje no Brasil, são  MEI’s (Microempreendedores Individuais). Isso significa maior formalização de profissionais autônomos e mais necessidade de espaços para trabalho também.

Uma questão que nunca é pensada logo de cara mas pode ser uma dor de cabeça para quem está começando um negócio é esse quesito: o local de trabalho. Alugo uma sala própria, trabalho em Home Office, ou vou para um escritório compartilhado? O que é mais vantajoso para mim a curto e médio prazo?

 

Alugar um escritório próprio, Home Office ou ir para um escritório compartilhado?

 

Ao abrir um negócio, a depender da sua natureza, não será possível escolher entre essas possibilidades. Se você vai abrir um negócio de venda e atender clientes no local, a única possibilidade é alugar ou comprar um ponto.

 

Mas se você é um profissional autônomo (nutricionista, consultor de vendas, advogado) você não precisa comprar uma sala, pelo menos não, logo de cara, certo?

 

Além de montar um plano de negócios, fazer uma pesquisa de mercado, analisar a concorrência e definir produtos e serviços, você tem que definir que modalidade de espaço você precisa para trabalhar.

 

Perguntas a se fazer:

 


Qual o seu serviço?


Você vai comercializar produtos, atender pessoas ou oferecer trabalhos intelectuais?


Que tipo de público deseja atrair? 


Qual a sua disponibilidade financeira?


É mesmo necessário ter um escritório próprio no início?


Aluguel de espaço particular

 

Se você pensou na possibilidade de alugar uma sala própria e se deparou logo de cara com o custo e a burocracia, é isso mesmo.

Você terá que arcar com custos como luz, condomínio, internet, pessoal, móveis, decoração. 

Acaba sendo oneroso demais para o momento, já que quando abrimos um negócio, as altas despesas iniciais são muitas. Começar reduzindo custos é sem dúvida uma escolha inteligente. Existem outras opções mais viáveis.

Home Office?

 

Se a sua empresa tem como foco a prestação de serviços, agora no início, você pode optar por fazer Home Office e estar no escritório algumas vezes por semana, seja para atender clientes ou fazer reuniões. 

 

A montagem de um escritório em casa oferece vantagens e desvantagens, que devem ser analisadas criteriosamente observando os pontos de vista familiar, profissional e empresarial. 

 

Entre as vantagens temos: a redução de estresse em relação ao trânsito, uma alimentação mais saudável, maior privacidade e redução de custos.


Mas pode não funcionar bem para você porque também existem desvantagens: maior carga de trabalho e dificuldade em delimitar horário de trabalho e horário de descanso, falta de atualização profissional e discutir trabalho com outras pessoas para aprimoramento, interferência de assuntos domésticos e preconceito de algumas empresas em relação à informalidade que um home office pode transmitir.

 

Por esses motivos nem sempre um Home Office se adequa a todos os profissionais que buscam um espaço para trabalhar.

 

Escritório compartilhado

 

Para profissionais autônomos e profissionais liberais, o aluguel de um escritório compartilhado ou virtual ou coworking, é, de longe, a opção mais viável. 

 

A questão é que muita gente tem uma ideia a respeito sobre escritórios compartilhados, que não corresponde à realidade e com as poucas informações que têm, acabam descartando a ideia, sem ao menos ter pesquisado.

 

Olha só como um escritório compartilhado pode ser extremamente vantajoso para você:

 

Você, que está começando, a princípio dividir o home office com o escritório virtual, é uma boa. É o que se chama de Híbrido atualmente. Se precisa formalizar legalmente, mesmo trabalhando parte do tempo em casa, você contrata o serviço de Endereço Fiscal em conjunto.

 

Com este serviço, há a opção de contratar um serviço mais completo com atendimento telefônico personalizado e gestão de recados e correspondências, o que torna o seu negócio mais profissional logo no início!

 

Vai ter reunião com o cliente? Precisa de mais privacidade e silêncio? 

Precisa reunir uma equipe e dar um treinamento? Existem as salas de reunião e treinamento, que dão o conforto e espaço que você não teria em uma sala própria, por exemplo.

 

O EV Escritório Virtual,  oferece todos esses serviços e mais algumas facilidades para você, que está iniciando um negócio e precisa desburocratizar, reduzir custos iniciais, aproveitar a nossa parceria, a gente quer ver você crescer! 

 

Temos uma sede em Salvador e outra em Lauro de Freitas.

Temos diversos pacotes e com certeza, um deles se encaixa na sua necessidade e no seu bolso. 

Ah! Quase esquecemos de falar que uma boa localização para o seu negócio é importante para que possa se locomover rapidamente entre os seus compromissos e para o seu cliente que precisa dispor desse conforto.

 

Em resumo, ao planejar o início de qualquer negócio é extremamente importante pensar em todos os detalhes, planejar, calcular, colocar na ponta do papel. Empreender é o sonho de muita gente, não é fácil, mas com paciência, estudo e dicas como essas do post, é possível sim, almejar um negócio de sucesso.

bottom of page