top of page

Modelo de trabalho híbrido: o que é, suas vantagens e desafios

Antes de 2020, muitos profissionais já trabalhavam remotamente, mas somente depois da pandemia do coronavírus, é que o Home Office se tornou popular (era a única forma das empresas continuarem funcionando) e também o modelo híbrido, quando as atividades começaram a voltar ao normal.

Após todas essas mudanças, muitas organizações perceberam, através de resultados práticos, que era possível manter a qualidade do trabalho mesmo que a equipe não estivesse atuando de forma 100% presencial. Além disso, muitos colaboradores notaram impactos positivos em sua produtividade e qualidade de vida e trabalho nesse modelo mais flexível.

Neste post você vai entender um pouco mais sobre o trabalho híbrido, suas vantagens e principais desafios.

Aproveite!

O que é o trabalho híbrido?

O modelo de trabalho híbrido é, basicamente, aquele que mistura o formato presencial com o home office.

Em outras palavras, o trabalho híbrido é uma situação em que os funcionários passam parte da semana trabalhando na sede da empresa e outra parte em home office ou outro lugar de sua preferência.

Assim, a empresa garante ao colaborador, flexibilidade para escolher onde atuar em determinado dia da semana, sem que haja a obrigação de estar fisicamente no escritório todos os dias.

Principais vantagens

O trabalho híbrido apresenta vantagens tanto para os colaboradores quanto para os empregadores. Vamos conhecer algumas delas:

1 - Ganho de tempo

Sem dúvida, uma das principais vantagens, uma vez que o trabalho híbrido permite o melhor gerenciamento de tempo pelo colaborador. Ele não precisa perder mais horas no trânsito e isso traz benefícios para a saúde física e mental de todos. A produtividade e empenho no trabalho aumentam com mais qualidade de vida e tempo livre para fazer o que gosta.

2 - Aumento da produtividade

Ao permitir que os funcionários trabalhem de forma remota, o híbrido fornece um ambiente de trabalho mais flexível que pode aumentar a produtividade dos funcionários.

3 - Menos rotatividade


Quando os profissionais não precisam ir à empresa presencialmente para “bater ponto”, eles se sentem mais valorizados em seus cargos e tendem a permanecer mais tempo na função.

3. Redução de custos

Ao reduzir a necessidade de manter um espaço físico para todos os colaboradores, os gastos com a manutenção do local são diminuídos drasticamente, por exemplo, energia, água, internet, aluguel, equipamentos, custos com transporte etc.

Ainda, dependendo do tamanho da equipe, há a possibilidade de alugar escritórios compartilhados, com valores mais acessíveis, para usar quando for necessário. Esses espaços geralmente disponibilizam salas de reunião e treinamento também.

Principais desafios

Um dos maiores desafios em relação ao trabalho híbrido é a gestão das pessoas. É preciso ter uma liderança forte para motivar a equipe, mesmo à distância. O uso dos meios digitais ajuda muito nesse caso. Logo, é necessário influenciar as pessoas mesmo à distância.

Outro ponto importante é o monitoramento da execução das tarefas. Trabalho híbrido não é sinônimo de liberdade total.

Agora que você já entendeu o que é o modelo de trabalho híbrido, como ele beneficia a empresa, como implementá-lo e quais cuidados tomar, reflita se esse não é um modelo ideal para a sua empresa.

O EV é um escritório compartilhado que recebe diariamente, diversos profissionais que estão trabalhando no modelo híbrido e estão muito satisfeitos com a flexibilidade e principalmente redução de custos.

Quer saber mais? Entre em contato conosco!



2 visualizações0 comentário
bottom of page