top of page

O futuro do Home Office

O modelo de trabalho home office surgiu muito antes da pandemia. 

 

Na década de 70, por conta da crise do petróleo, os custos para deslocamento prejudicavam as finanças das empresas e muitas adotaram o trabalho em casa para seus colaboradores como a solução mais econômica para a época.

 

Nos anos 80, várias empresas fizeram testes para estimar a economia e os benefícios dessa modalidade de trabalho, mas poucos trabalhadores remotos conseguiam ser considerados empresas. Ainda havia a ideia de pouca produtividade por estar no ambiente doméstico.

 

Devido à crise mundial de saúde, provocada pelo COVID-19, o home office ganhou grande força devido à necessidade de isolamento social e acabou se tornando uma das únicas maneiras disponíveis para desacelerar o avanço da doença e impedir que empresas paralisassem totalmente as suas atividades.

 

Mas o home office que emergiu como uma resposta necessária à pandemia, está agora em um ponto de inflexão. Com empresas e funcionários se adaptando a novas realidades de trabalho, surge a pergunta: o que esperar da continuidade do home office?

 

Do ponto de vista de muitos colaboradores de empresas, o Home Office ajuda na produtividade, principalmente em grandes cidades, onde há uma grande economia no tempo de deslocamento até o escritório. Por outro lado, muitos estão se cansando desse modelo de trabalho por não interagirem com outras pessoas da equipe, o que leva a uma tendência de isolamento e até questões psicológicas por isso. 

 

Para empreendedores e autônomos, pode ser uma boa opção,  mas é preciso ter uma organização e disciplina muito grandes para administrar o negócio e a rotina.

 

As vantagens de trabalhar em sistema Home office passamos a conhecer durante a pandemia, mas se falarmos em desvantagens, temos:

 

  1.  Maior carga de trabalho e dificuldade em delimitar horário de trabalho e horário de descanso

  2. Tendência ao isolamento social no caso de morar só 

  3. Falta de atualização profissional e discutir trabalho com outras pessoas para aprimoramento

  4. Interferência de assuntos domésticos

  5. preconceito de algumas empresas em relação à informalidade que um home office pode transmitir

 

Por esses motivos nem sempre o modelo Home Office se adequa a todos os profissionais que buscam um espaço para trabalhar. Nem todos conseguiram adaptar suas casas para esse tipo de trabalho remoto e quando se fala em famílias grandes, alguns passam por momentos caóticos, na tentativa de conciliar férias dos filhos e reuniões online.

 

Para trabalhar e dar nosso melhor, todos nós precisamos estar confortáveis, afinal passamos a maior parte do dia trabalhando. Se não temos estrutura adequada, trabalhamos mal e com isso diversos problemas podem surgir.

 

Naturalmente muitos empreendedores e empresas estão experimentando o modelo híbrido, que é a junção do trabalho em casa em alguns dias e em outros, o trabalho no escritório.

Esse modelo tem funcionado muito bem, já que pega o melhor dos dois cenários e os une em um modelo que faz sentido para aquele profissional

 

Existe um modelo ideal de trabalho: home office, híbrido ou presencial?

Não existe. 

O melhor modelo é aquele que atende às expectativas da empresa e de quem trabalha nela. 

 

Para os modelos híbrido e presencial, atualmente podemos contar com a flexibilidade e facilidade dos escritórios compartilhados.

 

Olha só como um escritório virtual pode ser extremamente vantajoso para você:

 

Você pode estar começando e a princípio, dividir o home office com o escritório virtual. Se precisa formalizar legalmente, mesmo trabalhando parte do tempo em casa, você contrata o serviço de Endereço Fiscal.

 

Com o endereço fiscal, há ainda a opção de contratar um serviço mais completo com atendimento telefônico personalizado e gestão de recados e correspondências.

 

Precisa reunir uma equipe e dar um treinamento? Existem as salas de reunião e treinamento, que dão o conforto e espaço que você não teria em uma sala própria, por exemplo.

 

O EV oferece todos esses serviços e mais algumas facilidades para você, que está iniciando um negócio e não quer trabalhar em Home Office. 

 

O futuro do Home Office não sabemos ainda como será, a única coisa que temos de certo é que as empresas e os profissionais que melhor souberam lidar com o contexto e estiverem dispostos a oferecer conveniência e praticidade para si e seus clientes, estarão melhor em todos os sentidos, se trabalharem contando com um espaço completo de escritório e utilizando esse local de acordo com suas demandas.

É assim que enxergamos o trabalho do futuro.

E você? Já aderiu ao modelo de trabalho híbrido ou presencial em um escritório?

Comments


bottom of page